Os melhores pôsteres de filmes brasileiros em 2019

Written by:

Sou um apaixonado por pôsteres de filmes (além de pôsteres de eventos, capas de livro e de revistas). Há alguns anos visito o site IMP Awards que detém um acervo gigantesco de pôsteres usados para divulgar filmes e séries, além de realizar uma premiação anual para os melhores.

No Brasil não há uma competição do tipo. Pensando nisso resolvi procurar os pôsteres de filmes nacionais lançados este ano e dei à eles notas. Confira abaixo os melhores que encontrei e a razão de ter achado eles bons (clique sobre os nomes para conferir o trailer dos filmes).

Alaska

Sinopse: Anos após se separarem, Ana e Fernando decidem visitar mais uma vez a Chapada dos Veadeiros, que foi cenário de uma intensa história de amor entre os dois. A viagem é uma segunda chance para essa paixão. Mas o tempo passou e eles talvez não sejam mais os mesmos.

Pôster: Uma linda fotografia revela a beleza da cena e ao mesmo tempo a preocupação dos personagens. A tipografia serifada não atrapalha e o mapa complementa a sinopse do filme. Nota 8.

Divino Amor

Sinopse: No ano de 2027, uma devota religiosa usa seu ofício num cartório para tentar dificultar os divórcios, em meio a isto ela acaba se envolvendo em um romance.

Pôster: Uma composição que recorre à simetria com uma iluminação ao estilo moonlight, apresenta bem o tema romance e religião. A tipografia poderia ser melhor. Nota 8.

Hebe: A Estrela do Brasil

Sinopse: Hebe Camargo se consagrou como uma das apresentadoras mais emblemáticas da televisão brasileira. Sua carreira passou por diversas mudanças ao longo dos anos, mas foi durante a década de 80, no período de transição da ditadura para a democracia, que Hebe, ao 60 anos, tomou uma decisão importante e assumiu o controle de sua carreira.

Pôster: Um pôster direto e reto. Apresenta bem a personagem retratada e seus trejeitos. O logo têm impacto e é bem encaixado, as cores leves harmonizam. Nota 8.

Relatos do Front

Sinopse: Este documentário revela relatos das pessoas que vivem ou viveram a rotina de combate entre tráfico de drogas e policia, misturado com os relatos de especialistas em segurança pública, psicólogos, escritores e jornalistas, apresenta para o público os dois lados de uma mesma tragédia.

Pôster: Um pôster belo que cumpre com sua proposta. A tipografia agrega ao estilo “de guerra” que é proposto. Nota 7.

Simonal

Sinopse: “Simonal” é uma biografia que conta a história de Wilson Simonal, o cantor brasileiro de MPB que saiu da pobreza e comandou as maiores plateias do Brasil.

Pôster: A identidade remete os anos 60, época em que o artista fez mais sucesso, e exalta a extravagância à la Jimi Hendrix de Simonal mas com cores tropicais. Nota 7.

Turma da Mônica: Laços

Sinopse: Os personagens mais queridos das histórias em quadrinhos chegam ao cinema pela primeira vez em live-action!

Pôster: Com personagens bem caracterizados e um retoque de cores pesado – mas bem feito – para lembrar os quadrinhos o pôster cumpre bem o papel. A iluminação nas crianças deixa um pouco a desejar. Nota 7.

Mussum

Sinopse: Esta biografia conta a trajetória do músico e comediante Mussum. Primeiro vocalista do grupo Os Originais do Samba, estrelou no cinema e na TV como integrante do humorístico Os Trapalhões, grupo que revolucionou a forma de fazer humor na teledramaturgia brasileira.

Pôster: O recurso da colagem artística ficou legal e as cores harmonizaram. No geral, uma composição interessante. Nota 7.

Minha Fama de Mau

Sinopse: Este filme biográfico sobre Erasmo Carlos mostra sua infância humilde no Rio de Janeiro, os primeiros passos na música, o surgimento da amizade com Roberto Carlos e a explosão da Jovem Guarda, e o posterior período de crise existencial e criativa.

Pôster: Um identidade bem aplicada mas uma composição não muito criativa. Nota 6.

O Juízo

Sinopse: O Juízo é um terror sobrenatural que narra uma história de liquidação de contas que leva mais de duzentos anos para se materializar.

Pôster: O pôster segue um padrão internacional e clichê com cabeças flutuando. Uma dupla exposição revela uma cena que reforça a ideia de que o filme é um suspense e não um terror. Nota 6.

Pacarrete

Sinopse: Pacarrete é uma bailarina idosa, considerada louca, que vive em Russas, no Ceará, uma cidade do interior. Na véspera da festa de 200 anos da cidade, ela decide fazer uma apresentação de dança como presente para o povo. Mas parece que ninguém se importa. O filme é inspirado na história real.

Pôster: Lembrando pôsteres de filmes e peças antigas – e até embalagens -, o design consegue ser justo. Nota 6.

Marighella

Sinopse: Cinebiografia de Carlos Marighella, ex-deputado, poeta e guerrilheiro brasileiro que foi assassinado pela ditadura militar em 1969.

Pôster: Uma composição simples e uma tipografia preguiçosa, mas uma fotografia com impacto. Nota 6.


Concorda ou discorda das minhas avaliações? Faltou algum pôster/cartaz de filme brasileiro deste ano que é lindo de doer ou ao menos bem executado? Diga nos comentários e agregue à discussão.

Uma resposta para “Os melhores pôsteres de filmes brasileiros em 2019”.

  1. Os melhores pôsteres de filmes brasileiros em 2020 – Brazuca Design

    […] Novamente trago alguns pôsteres interessantes do cinema brasileiro. Desta vez de filmes lançados em 2020. Confira abaixo trabalhos legais que encontrei. Se quiser conferir a lista de 2019 clique aqui. […]

    Curtir

Deixe um comentário

Crie um site como este com o WordPress.com
Comece agora