Saiba o que é sintografia, a arte sintética

Written by:

O avanço da tecnologia de Inteligência Artificial tem despertado um renovado questionamento sobre o que é arte. No entanto, é inegável que as ferramentas de criação de imagens com IA estão e continuarão transformando o mundo da arte e do design.

É fato, gerar imagens ficará cada vez mais fácil. No entanto, o fato de algo ser fácil não significa que não seja arte. Assim como existem produções musicais simples, poemas, pinturas, etc. Podemos considerar as imagens criadas com IA como uma forma de arte colaborativa, onde o ser humano atua como o idealizador e a máquina como a produtora. Outro ponto é: quanto maior for a criatividade da pessoa que está por trás da IA ao indicar o que deseja, mais interessante poderá ser a imagem final.

Com novas ferramentas de IA disponíveis, destacando-se Midjourney, Dall-E e Stable Diffusion (não confundir este último com o método de IA), tornou-se possível gerar imagens complexas a partir de texto, desde ilustrações simples até fotografias. Nelas, os usuários inserem palavras ou frases em um campo de entrada de texto, permitindo que o software sintetize uma ampla variedade de considerações e gere uma imagem.

O texto fornecido indicando o que se deseja, a fim de que a IA possa gerar algo, é chamado de prompt. Pode-se especificar no prompt características como objetos, cenários, estilos ou até mesmo combinações complexas. Em um prompt pode-se pedir coisas genéricas ou específicas, o interessante é que, em ambos os casos, a IA sempre irá gerar imagens únicas.

Além disso, é possível integrar pessoas e elementos existentes na imagem final, desde que a máquina tenha informações suficientes sobre o assunto para entendê-lo e recriá-lo. Inclusive, foi assim que uma fotografia do Papa usando um luxuoso casaco puffer e botas no estilo streetwear enganou muita gente.

Confira algumas imagens fotográficas criadas de forma sintética com o Midjourney (versão 5), (por Julie W. e Nick St. Pierre):

É fato, o uso de IA se revelou uma poderosa ferramenta para a co-criação de imagens inovadoras, e agora, é a imaginação das pessoas que se torna o único limitador, em vez da própria ferramenta, e foi assim que surgiu a arte sintética ou sintetizada.

Arte sintética, a sintografia

Usamos o termo “sintético” para descrever coisas produzidas artificialmente, em oposição a algo que é encontrado ou obtido de forma natural. O termo “sintético” é usado para descrever produtos, materiais ou substâncias que foram fabricadas por humanos através de processos químicos ou industriais, geralmente com base em componentes não-naturais. Por exemplo, o couro sintético é produzido a partir de materiais como poliuretano ou PVC, em vez de ser obtido da pele de animais. Da mesma forma, borracha sintética é feita por meio de processos químicos para replicar as propriedades da borracha natural.

Somando o conceito de sintético à ideia de criar algo surgiu o termo “sintografia”, do inglês “synthography”. A sintografia, portanto, é um termo que se relaciona com o prefixo “sinto”, proveniente da palavra “sintético”. Assim como ocorre com a palavra “serigrafia”, que significa “escrever/registrar com seda”.

Sintografia é o processo de criar ou produzir imagens de maneira sintética. A sintografia, porém, é diferente de uma ilustração digital tradicional, o termo é utilizado para descrever a técnica de síntese de imagens por meio da utilização de ferramentas e métodos que envolvem a Inteligência Artificial.

Em contraste com a abordagem tradicional de produção manual ou mesmo da produção com softwares digitais mas com construções sem uso de IA, na sintografia, a criação de imagens ocorre de forma automatizada. Por meio de algoritmos e redes neurais, a Inteligência Artificial é capaz de analisar e interpretar o texto e informações visuais, a fim de compor imagens complexas e realistas.

É importante ressaltar que sintografia é o termo utilizado para descrever o método empregado, não se refere diretamente à saída em si. A saída resultante, ou seja, a imagem final criada especificamente por meio de modelos generativos de IA, é denominada de sintógrafo (do inglês “synthographs”). Aqueles profissionais que se dedicam à prática da sintografia são chamados de sintografers ou sintografeiros (do inglês “synthographers”).

  • Sintografia = arte (sintética com uso de IA)
  • Sintografo = produto final
  • Sintografer / Sintografeiro = profissional

Sintografia é também arte digital

A sintografia engloba um conjunto específico de técnicas e abordagens que utilizam ferramentas e métodos da inteligência artificial para criar imagens sintéticas, resultando em uma forma de expressão artística única dentro do contexto digital. Ela é mais uma categoria no mundo da arte digital, porém precisamos lembrar que, embora toda arte sintética seja arte digital, nem toda arte digital pode ser classificada como arte sintética.

Artistas, designers, fotógrafos e o medo do futuro por causa da IA: novos caminhos

É compreensível sentir receio de ser superado pela tecnologia, especialmente em campos que envolvam a geração de imagens como a o da ilustração, da fotografia e do design gráfico, que vão passar por grandes transformações devido ao avanço e popularização da IA e da sintografia.

No entanto, é importante lembrar que a tecnologia não substitui a criatividade e a visão artística das pessoas. As máquinas são ferramentas poderosas, mas a criatividade, a intuição e a capacidade de compreender as necessidades e emoções dos clientes são habilidades que ainda continuam sendo exclusivas dos humanos. Essas habilidades são valiosas e complementam a tecnologia, por isso a sintografia e outras ferramentas de IA podem ser vistas como recursos complementares que podem ampliar as habilidades dos indivíduos.

Abraçar as novas tecnologias permite que os profissionais fiquem adaptados e atualizado, combinando o talento, a criatividade e o conhecimento técnico com as vantagens oferecidas pela IA. A sintografia e outras ferramentas de IA podem ajudar a agilizar processos, liberando tempo para se concentrar em conceitos e ideias mais complexas.

A sintografia abrirá caminho para possibilidades criativas inexploradas anteriormente. À medida que nos familiarizamos e adotamos a sintografia, todos podem apreciar como essa nova ferramenta permite que cada indivíduo explore sua criatividade de novas maneiras, ultrapassando os limites das técnicas tradicionais na produção de imagens. Agora só nos resta saber se o design gráfico sintético vai se chamar design sintográfico ou se está incluso na palavra sintografia.


Sugestão de leitura:

Renascimento do Design: A sinergia entre design e Inteligência Artificial

Deixe um comentário

Crie um site como este com o WordPress.com
Comece agora