Conheça o estilo Corporate Memphis e seus principais artistas

Written by:

Se você já pesquisou por imagens corporativas na internet ou mesmo visitou o site de gigantes da tecnologia como Facebook e Google, certamente viu uma ilustração que pertence ao estilo chamado Corporate Memphis. Neste artigo vamos desvendá-lo.

  1. O que é o Corporate Memphis?
  2. Como surgiu e se popularizou o Corporate Memphis
  3. Corporate Memphis no Brasil
  4. Criticas ao Corporate Memphis
  5. Artistas que se destacam no estilo Corporate Memphis

O que é o Corporate Memphis?

O Corporate Memphis é um estilo de ilustração que visa transmitir narrativas visuais simples e histórias cotidianas, sua simplicidade foi pensada para torná-lo acessível e convidativo, ter fácil replicação e possibilitar desenhar diversos cenários.

Com visual flat e minimalista, formas geométricas simples, perspectiva fixa e achatada, os personagens nesse estilo geralmente são exagerados e tem corpos desproporcionais, membros flexíveis e cabeças pequenas. O estilo tem cores solidas, uma paleta de cores intensas e é bastante colorido para dar uma vibe alegre, muitas vezes as cores de pele não são naturais: azuis, rosas, laranjas e amarelas.

  • Características: simplificação deliberada, de fácil replicação, uso e animação, formas simples e geométricas, expressões amigáveis, cores intensas e diversas (brilhantes e/ou pastéis suaves), pessoas desproporcionais e com tons de pele exagerados, geralmente os personagens estão se movimentando, semelhanças/inspiração em ilustrações do modernismo e da art deco.

As principais figuras que ajudaram a fundar o estilo são Alice Lee, Xoana Herrera e Yukai Du. Com o passar do tempo, o estilo foi ganhando novos usos e aplicações que sua versão inicial, por vezes com mais detalhes, contornos, texturas e perspectivas, assim não é fácil dizer que falta criatividade.

Em bancos de imagens é comum encontrar ilustrações do gênero com fundo branco. Em alguns casos, pode ser difícil diferenciar ilustrações do estilo Corporate Memphis com ilustrações simples flat design.

O nome Corporate Memphis surgiu da junção do ter sido criada por grandes empresas com a semelhança dos designs icônicos nos anos 80 do Memphis Group. Outras definições para o estilo são “Alegria Style”, “Big Tech Art Style” e, de forma satírica, “Globohomo Art” (referente à global +‎ homogenization).

Como surgiu e se popularizou o Corporate Memphis

A criação do estilo é, por vezes, atribuída a ilustradora Alice Lee, que colaborou com o Slack para desenvolver diversas ilustrações exclusivas para o seu website e plataforma, em 2017. Ela diz ter inspiração na ilustradora Mary Robinson Blair, que trabalhou para a Disney nos anos 40, e no ilustrador Charley Harper, que trabalhou na Ford Times Magazine.

“Se nosso objetivo era criar uma marca calorosa, amigável e distinta – por que não estudar como a indústria da animação cria personagens ou como narrativas visuais simples são construídas na publicação?”

Ilustrações para a Slack, por Alice Lee, 2017

Ainda no ano de 2017, o Facebook resolveu reformular parte da sua identidade visual. A empresa contratou a agência criativa chamada Buck, que tinha como diretora de arte, a argentina Xoana Herrera. A equipe se dedicou à criação de personagens animados que se assemelham a seres humanos, mas que foram concebidos com base em formas geométricas simples. O guia de estilo, ilustração animação do Facebook foi nomeado Alegria, e ficou ativo até 2020, e também é considerado o início do estilo e seu grande impulsionador.

“Projetamos e construímos um sistema escalável baseado em formas geométricas planas e mínimas. As figuras são abstratas – membros superdimensionados e cores de pele não representativas os ajudam a alcançar instantaneamente uma sensação universal.”

Sistema visual Alegria para a Facebook, por Xoana Herrera, 2017

Já em 2018, a Apple Inc. a designer Yuki Du foi convidada para fazer ilustrações que seriam exibidas em lojas da Apple do mundo todo, no evento “Today At Apple”.

O estilo não ficou restrito às grandes empresas e suas interfaces de usuário, hoje ele é bastante utilizado em revistas e artigos em sites diversos. Posteriormente muitas marcas gigantes fizeram campanhas com ilustrações na estética do Corporate Memphis, entre elas Google, Adobe, TED, Netflix, WeTransfer, Airbnb, Hinge, Nike, MTV, Buzzfeed, New York Times, The Guardian, The Atlantic, entre diversas outras.

Ilustração em painel para a Apple Inc, por Yuki Du, 2018

Corporate Memphis no Brasil

Corporate Memphis ou Memphis Corporativo? Não importa, a verdade é que o estilo também está presente no Brasil. Marcas, sites e revistas têm utilizado ilustrações do gênero. Bradesco, Neon, Havaianas, Drogasil, EBAC, são algumas das grandes empresas que já aplicaram o visual.

No Brasil, se destacam artistas como Lucas Wakamatsu, Fernando Molina, Lucas Sales, Camila Rosa, Matheus Costa, Gustavo Pedrosa, Leo Vargas, entre outros.

Criticas ao Corporate Memphis

O estilo tem despertado interesse e críticas nos últimos tempos. Por ser um estilo simples e ter uma estética “genérica” e alegre isso acaba por gerar dissidentes.

Em maio de 2019, Claire L. Evans, musicista, escritora e jornalista que escreve para revistas de ciência e tecnologia, criou um quadro referente ao tema no site de bookmarking Are.na, onde se pode favoritar e registrar o visual de sites. O quadro foi chamado de Corpotare Memphis, que deu nome ao estilo.

Tweet informando que Claire L. Evans chamou o estilo de Corporate Memphis, e indicando o painel de referências criado por ela no site are.na

Ela diz que esse tipo de ilustração tem um otimismo utópico e “faz com que as bigtechs pareçam amigáveis, acessíveis e preocupadas com a interação e a comunidade em nível humano – o que é basicamente o oposto do que eles realmente são.”

O Corporate Memphis também é alvo de críticas da comunidade artística que apontam para a preguiça criativa e a falta de valor artístico por ser fabricado em massa. De fato, a homogeneidade, a mesmice e a superexposição, resultando com que todos os anúncios pareçam iguais, pode fazer que o estilo seja superado.

De qualquer maneira, o estilo ficou popular e grandes empresas vem utilizando, o que pode ser sinal de que há uma conexão com o grande público.

Artistas que se destacam no estilo Corporate Memphis

Artistas no estilo Corporate Memphis em bancos de imagens

E você, curte ou não a estética do Corporate Memphis?

Deixe um comentário

Crie um site como este com o WordPress.com
Comece agora